Telegram

telegram_logo

(divulgação/telegram)

unnamed Histórico

O Telegram é um aplicativo de mensagens, criado em 2013 por dois irmãos russos Nikolai e Pavel Durov, os quais também são criadores da rede social VK seu sucesso na Rússia pode ser comparado com o do Facebook no Brasil. O Telegram usa computação em nuvem com uma alta criptografia para maior segurança dos das mensagens e arquivos de seus usuários. É totalmente gratuito, multiplataforma tendo versões para Android, iOS e para Windows em versão desktop e no navegador.

unnamed Objetivo

O objetivo dele é facilitar, agilizar e assegurar o processo de envio e recebimento de mensagens (texto, imagens, gifs, videos) entre duas pessoas ou mais.

unnamed Por quem é usada

Telegram não está entre os aplicativos mais usados do Brasil, ele é usado por pessoas que prezam por uma maior segurança em suas mensagens, pode ser usado por pessoas, grupos e até empresas.

A maioria de seus usuários são adultos e jovens adultos.

unnamed Curiosidades

Fora do Brasil, devido ao fato de suas mensagens serem extremamente criptografadas o Telegram é usado por grupos extremistas Islâmicos;

O Telegram oferece US$ 300.000 para qualquer pessoa que consiga descriptografar suas mensagens;

Além de sua funcionalidade como mensageiro ele permite a criação de bots, os quais têm infinitas útilidades;

Permite até 5000 membros em um único grupo;

Permite o envio de arquivos de até 1,5GB;

Tem uma opção de “chat-secreto” o qual pode ser configurado para auto-destruir as suas mensagens depois de um certo tempo que foram lidas ou abertas. Nem mesmo os donos do Telegram poderão ter acesso as essas mensagens.

unnamed Exemplos de utilizações educacionais

O Telegram pode ser usado de varias formas no âmbito educacional:

Criação de grupos online de estudos,diferente de outros aplicativos de mensagens os grupos no Telegram são mais organizados,permitem um numero muito mais expressivo de membros e o envio de arquivo de ate 1,5GB sem restrições de extensão.

Criação de canais, os canais tem um funcionamento parecido com o do grupo porem não tem limite de usuários e ele não funciona como um chat,apenas como um transmissor um bom exemplo do uso educacional é usar o canal como uma central de avisos para provas trabalhos e etc…

Bots,os bots são um dos principais diferencias do Telegram,Bots são basicamente chats automatizados ou IA’s,podem ser usados de varias formas no âmbito educacional como por exemplo,criação de quizzes ou bots que auxiliam o estudante tirando duvidas,mandando exemplos e até mesmo comunicando o professor dos problemas que o aluno esta tendo.

unnamed Videos e Extras

unnamed Fontes

https://telegram.org/faq/br#

https://pt.wikipedia.org/wiki/Telegram_(aplicativo)

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/10/o-novo-aplicativo-preferido-do-estado-islamico.html

https://telegram.org/press

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s