Twitter

Histórico

O Twitter surgiu dentro de uma empresa chamada Odeo, uma plataforma para distribuição de podcasts. A Odeo foi criada por Evan Williams, que havia ganhado milhões de dólares com a venda de sua plataforma de blogs, o Blogger, para o Google. Williams chamou Biz Stone, seu ex-colega de Google, e Noah Glass, um vizinho, para trabalhar na Odeo. No início de 2006, um jovem programador chamado Jack Dorsey foi contratado.

Qual o objetivo de quem usa esta rede social?

O objetivo de quem o usa é basicamente a praticidade, reclamar da vida sem ninguém querer saber, falar sozinho sem parecer retardado, é stalkear o crush sem ele saber… o Twitter sem dúvida é a melhor rede social já criada, pois engloba todas as raças, idades e gêneros. Um lugar onde se tem discriminação já rola a maior treta e vai pros “trends topics”, um lugar onde tudo é motivo de zoeira sem limites e onde você encontra os melhores memes.

curiosidades deste FENÔMENO

  •  O limite de 140 caracteres tem a ver com o tamanho máximo de uma mensagem no celular. No início, o Twitter tinha 160 toques de limite. Mas decidiu-se deixar 140 caracteres para a mensagem em si e 20 caracteres para o nome depois do símbolo “@”.
  •  Foi Dorsey que teve a ideia de criar um site para que as pessoas pudessem compartilhar em mensagens curtas o que estavam fazendo no momento.
  •  Em 2006, a Apple lançou um sistema de podcasts para o iPod parecido com o da Odeo. A empresa precisava se reinventar. Numa sessão de “brainstorm”, a ideia de Dorsey mostrou-se promissora. Ele então rascunhou aquilo que tinha em mente num pedaço de papel
  • Jack Dorsey deu a ideia. Noah Glass o nome. Biz Stone ficou responsável pelo design e aparência da rede social. Ev Williams foi o cara da grana, que bancou o primeiro ano do Twitter praticamente sozinho.
  • Em março de 2006, a rede social Twitter finalmente entrou no ar, com um post do Dorsey: “Apenas criando meu Twitter”: simples assim
essas informações foram tiradas de: http://epoca.globo.com/ideias/noticia/2014/08/25-curiosidades-sobre-o-btwitterb.html

Será que o Twitter poderia se tornar educacional?

O Twitter pode se tornar mais educacional se tirarmos os gifs pornográficos e corrigirmos acentuação e erros ortográficos em geral, quanto aos usuários não tem com o proibi-los de expor opinião, vida etc. Pois é exatamente para isso que ele foi feito, porém já existem muitos perfis relacionados a educação no Twitter como:

@Unama_Oficial

@Janguie_Diniz

@UOLEducacao

entre outros que disponibilizam muito conteúdo, tiram dúvidas e são práticos.

Por quem o Twitter é usado?

Baseia-se hoje que o twitter tenha aproximadamente 284 milhões de usuários, segundo dados divulgados pela própria empresa em 2015, e desses 284 milhões, apenas 24 milhões nunca tiveram atividade na conta.

Entre esses milhões de usuários podemos encontrar todo tipo de usuário, desde artistas, atletas, personalidades publicas, pessoas normais, trabalhadores, e contas não pessoais,  como por exemplo de universidades, equipes esportivas, canais de noticias, entre outros vários tipos de usuários que podemos encontrar , então vem cada vez mais se tornando uma das maiores redes sociais do planeta, se não a maior, tanto por sua facilidade de utilização , quanto por a velocidade com que as noticias percorrem a sua timeline, então seguindo as pessoas certas, você pode se manter muito informado de diversos assuntos apenas dando uma olhada na sua timeline .

Sem título.png

O Twitter para a educação

O Twitter é o antro da protelacão, isso significa que tem muitos memes, GIFs e vídeos para consumir seu tempo potencialmente produtivo. Para a utilização do Twitter como ferramenta educacional é fundamental abdicar dessas distrações, e isso sempre será função do aluno no fim das contas, mas para auxiliar nisso podemos utilizar métodos que prendem mais a atenção do usuário, como os citados GIFs e vídeos.

Os vídeos em boa parte são vinculados ao YouTube, porém podem ser encorporados ao próprio tweet.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s